sexta-feira, 3 de outubro de 2025

KANJI CONTRA O TEMPO

Apresento mais uma novidade a todos. Agora no submódulo “Painel de Kanjis”, no modo “JLPT” há o jogo “Kanji Contra o Tempo” na janela de cada Kanji.

Esse jogo é uma corrida contra o tempo. Como o descrevi na tela de apresentação, “Teste seus conhecimentos sendo pressionado pelo tempo! Tente acertar a leitura e o significado de cada palavra”.

Você pode escolher a dificuldade, estando ela relacionada ao tempo que você terá para selecionar uma leitura e depois um significado para a palavra apresentada:

Ao final, será mostrado apenas a porcentagem e o número de acertos:

Coloquei uma contagem regressiva justamente para você se sinta pressionado. Além disso, não são mostradas as respostas certas ao final do jogo. Eu decidi adotar tais critérios baseado em algo que eu ouvia quando aprendia tabuada na escola, que aplicado para o jogo, eu diria:

“Se você não é capaz de responder imediata e corretamente, você ainda não aprendeu como deveria. Se a resposta for mostrada facilmente, você não se esforçará para encontrá-la e memorizá-la”

Creio que apenas mostrar a porcentagem é o número de acertos “forçará” você a revisar a lista inteira de palavras, caso ainda não tenha atingido os desejados 100%. Além disso, o jogo não deixa de funcionar como um “Anki”, já que você poderá usar o jogo para revisar as palavras de tempos em tempos, com a vantagem que as alternativas são geradas aleatoriamente. Creio que com isso há uma diminuição do risco de um condicionamento da memória.

E sendo um pouco presunçoso (de zoeira), acho que esse jogo pode ser apelidado de “Versão Brasileira Melhorada do Anki”, pois na nossa versão são impostas dificuldades que o Anki não tem, o que sempre foi minha crítica com relação a ele. Ironicamente, para melhor memorizar o nosso cérebro precisa ser “pressionado” e não podemos facilitar as coisas para ele, pois ele é naturalmente preguiçoso. E acho que o Anki é muito “bonzinho” nesse sentido.

E convenhamos: o mundo real é desafiador e não facilita nada para a gente. Numa entrevista de emprego, por exemplo, eu diria ““Se você não é capaz de responder imediata e corretamente, você ainda não aprendeu como deveria. E se você ainda não aprendeu como deveria, você ESTÁ FORA”.

Por isso, é muito melhor ser pressionado por um jogo gratuito e que estará sempre a sua disposição do que ser pressionado por uma situação do mundo real em que o desconhecimento pode lhe custar uma oportunidade que pode não voltar mais, não acha? Winking smile