sábado, 6 de setembro de 2025

E MAIS DE UM MILHÃO… DE SENTENÇAS!

Hoje, o Projeto Ganbarou Ze! atingiu mais uma marca que eu poderia chamar de histórica para o nicho dos estudantes de língua japonesa no Brasil: mais de 1 milhão de sentenças em nossa base de dados!

Quem visita o projeto diariamente deve ter notado que o contador de sentenças do Dicionário Ganbarou Ze! estava meio maluco esses dias. O motivo é que eu estava fazendo uns testes e filtrando, através de scripts que eu e meus programadores virtuais criamos, o banco de sentenças que eu tenho.

Devido à “infraestrutura” (bem entre aspas) de banco de dados que temos para hoje, não era simplesmente alimentar o nosso banco de dados. Tivemos que fazer vários testes e encontrar soluções para driblar os limites da plataforma.

E conseguimos!!

Eu até achei que não seria possível adicionar mais sentenças ao banco de dados, mas valeu a pena NÃO DESISTIR. É mais um vitória do projeto e, por que não, pessoal também, visto que o projeto Ganbarou Ze! se tornou, de certa forma, um meio de eu superar desafios.

Fazia mais de 10 anos que eu desejava colocar as minhas ideias em prática e isso só foi possível recentemente graças ao surgimento das inteligências artificiais.  E mesmo estando mais de 10 anos “atrasado” por falta de colaboração do nicho, no Brasil o Ganbarou Ze! ainda é um dos (e talvez o único) projetos relacionados à língua japonesa mais ativos, inovadores e atualizados. E gratuito!

É claro que sempre vem aquela “frustração” por pensar: “Se eu sozinho e com minhas dificuldades físicas e ferramentais sou capaz de fazer tudo isso, imagine o que representaria esse projeto no Brasil e NO MUNDO se houvesse colaboração concreta do nicho? Contudo, sem o mínimo de engajamento fica praticamente impossível atrair parcerias.

Aliás, o projeto Ganbarou Ze! pode ser considerado um exemplo de como o  esforço individual sem um ambiente de recompensas se torna praticamente nulo. Perceba como, mesmo o Ganbarou Ze! sendo o maior, mais criativo e atualizado projeto relacionado à língua japonesa do Brasil (e talvez do mundo), há pouquíssimas menções dele fora deste espaço. E mesmo sendo gratuito.

Continuo andando no deserto…

O que mais preciso fazer para “conquistar” esse nicho?

Eu sei a resposta: NADA conquistará este nicho vindo somente da minha parte. E eu tenho mais de 10 anos de experiência para poder afirmar isso.

Se eu tive que “esperar” por mais de 10 anos para que surgissem ferramentas que finalmente possibilitaram colocar minhas ideias em prática, quem sabe daqui a 10 anos eu finalmente encontre parcerias que façam o Projeto Ganbarou Ze! decolar?

Ou talvez este projeto sirva para que as pessoas hoje e no futuro percebam como é importante se esforçar para as pessoas certas, coisa que tenho plena consciência de que não estou fazendo – este nicho definitivamente não é para mim e recomendo que ninguém invista neste nicho. 

Quem sabe um dia outro nicho finalmente reconheça o valor desse projeto e dos meus esforços individuais…

Afinal, com poucas exceções, a ingratidão e indiferença deste nicho fazem este projeto e todo o meu esforço individual parecerem absolutamente nada. Essa é a consequência de se esforçar para as pessoas erradas. Nada tem valor e nada será suficiente…