Conversando com meus “Programadores Virtuais”, decidi criar um novo blog em forma de PORTAL para o projeto Ganbarou Ze!, que terá como endereço: https://projeto-ganbarouze.blogspot.com/.
Curiosamente (ou não), diante dos meus relatos sobre a minha experiência como criador de conteúdo para este nicho, meus “Programadores Virtuais” me deram como sugestão algo que eu já venho pensando há tempos: expandir os horizontes.
Creio que o meu propósito com a língua japonesa no Brasil foi cumprido. Isso não significa, porém, que eu deixe de atualizar o conteúdo relacionado à língua japonesa ou deixe de pensar em novas ferramentas. Apenas não quero mais ficar SÓ na língua japonesa. Não quero mais que a minha trajetória como criador de conteúdo fique SÓ na língua japonesa.
Digamos que HOJE apenas encerro um ciclo de exclusividade com a língua japonesa. A nossa vida é como um livro, mas ele não precisa ser dedicado a um único assunto. Ele pode ser formado por diversos capítulos diferentes. Assim é minha vida, aliás: sempre estive em diferentes tipos de ambientes sociais (sendo este o PIOR de todos, infelizmente).
E não foi por falta de tentativas: entrei em contato com instituições, influenciadores grandes, disponibilizei uma gramática e ferramentas inovadoras de forma GRATUITA. E com o que me deparo? Um grande DESERTO e/ou, com raríssimas exceções, “VEGETAS”, que se acham os Príncipes dos Sayajins.
Já passei dos 40 anos de idade e penso que a nossa vida é muito maior do que estar em caminhos ou ambientes pouco (ou nada) recíprocos. Toda tentativa de crescimento pessoal e de contribuição para a sociedade é válida e estamos sempre lindando mais com possiblidades do que com certezas. Contudo, permanecer em lugares com claros indícios de que não somos bem-vindos é imprudente, afinal NÃO somos imortais. Cada novo dia não é um dia a mais como costumam dizer. É, na verdade, um dia a menos para nós, pois, a menos que descubram qual a fonte da juventude, estamos caminhando a cada dia para a velhice, para a doença, para o nosso fim. A vida não é como um jogo cheio de savepoints, que nos possibilitariam recomeçar de um determinado ponto sempre que quiséssemos e já sabendo o que há pela frente.
Sendo assim, é hora de levantar voos mais altos para tentar encontrar novos mundos… que talvez acolham e reconheçam os meus esforços e assim possamos, unindo esforços, crescer juntos… como sempre foi a finalidade do Ganbarou Ze!.