Uma questão com a qual vez ou outra me deparo é esta:
Quando você disponibilizará o conteúdo do Ganbarou Ze! em formato de livros físicos?
Respondendo de forma direta: eu NÃO disponibilizarei o conteúdo do Ganbarou Ze! em formato de livros físicos.
Agora a explicação de forma mais longa (e talvez óbvia) para quem acompanha o projeto Ganbarou Ze! e realmente gosta do meu trabalho: já se passaram mais de 10 anos e eu não tenho nenhum motivo para acreditar no potencial deste nicho em termos de engajamento e muito menos de vendas de livros físicos. Aliás, em 2023 eu escrevi o livro “Aperte START!” justamente para “testar” este nicho para o caso de eu lançar os livros Ganbarou Ze!, o que era sim uma das minhas ideias na época. Inicialmente, eu lançaria 4 volumes (um contendo o Como Aprender? e o Gramática Fácil {disponibilizado em PDF}, e outros três contendo 20 lições cada referentes ao Gramática Avançada).
Entretanto acreditem: eu lancei o livro Aperte START! em 2023 e ainda HOJE eu não recebi a primeira comissão por não ter atingido o valor mínimo de vendas. Por que eu deveria acreditar que se eu lançasse os livros físicos Ganbarou Ze! seria diferente? Eu teria um trabalho para diagramar os textos e colocar nos padrões necessários certamente em vão.
Outro ponto é que ficar lançando coisas que ninguém compra e/ou engaja é ruim para a própria imagem do projeto (foi por isso que parei de postar coisas nas redes sociais também). As pessoas comuns não vão ficar filosofando em suas cabeças para tentar entender o motivo disso estar acontecendo (Complexo de Vegeta?, preconceito?, etc.). Simplesmente culpam quem produz o conteúdo, pensando coisas como “o projeto Ganbarou Ze! não tem qualidade e/ou não passa credibilidade”.
Portanto, o projeto Ganbarou Ze! é o que existe (somente) nesta plataforma.
Respondendo a outra questão que pode vir a sua mente agora:
Mas e se você conseguisse uma parceria forte e, com isso, este nicho passasse a te “dar moral”?
A minha resposta seria a mesma, afinal neste caso o nicho estaria “me dando moral” pela parceria forte e não pelo meu trabalho de mais de dez anos. Sim, infelizmente é assim que o mundo funciona, mas o meu ponto é que, dizendo claramente, eu não quero mais ter contato próximo e real com o nicho dos fãs do Japão/otakus. É muita indiferença e toxicidade enfrentada nesses mais de 10 anos para eu fingir que eu os admiro como se fossem anjos imaculados.
Aliás, dos grupos sociais com os quais convivo ou já convivi certamente o grupo dos fãs do Japão/otakus é o pior de todos em termos de acolhimento e intercâmbio social. Na AACD tive muitos aprendizados e “avanços sociais”. Na escola, Igreja Católica (grupo de jovens) também. Até mesmo no competitivo mercado de trabalho tive alguns lampejos de avanços sociais. Mas aqui… é apenas uma minoria que se mostra respeitosa comigo e realmente interessada neste projeto.
Portanto, eu só aceitaria lançar livros físicos do Ganbarou Ze! se OUTROS nichos acolhessem este projeto de alguma forma. Especificamente para os fãs do Japão/otakus o Ganbarou Ze! continuará existindo e continuará sendo atualizado… mas nesta forma que se apresenta há mais de 10 anos.